Funcionamento do Sorteio Master em detalhes

Esse texto tem por objetivo explicar em detalhes o funcionamento do sorteio master e como o aplicativo interage com o Instagram. Este artigo apresenta conteúdo técnico de engenharia de software, se você é leigo leia a versão simplificada aqui. Não serão respondidas dúvidas sobre o tema.

Entendendo o cenário

Em 2017, durante as eleições americanas, a Cambridge analítica teve acesso a informações pessoais dos usuários do Facebook e pode utilizou estas informações na campanha a candidatura de Donald Trump. Depois disso, o Facebook realizou mudanças sérias na sua politica de aplicativos parceiros E ACABOU COMPLETAMENTE COM A POSSIBILIDADE DE CRIAR APLICATIVOS PARCEIROS DO INSTAGRAM. Sendo assim tornou-se impossível criar um novo aplicativo, capaz de interagir com o Instagram diretamente.

Nesse período eu comecei a estudar a API interna do Instagram e fazer engenharia reversa da mesma… Um processo extremamente difícil, demorado, que já leva 3 anos de estudo e que nunca será concluído. Fazendo uma comparação simples este trabalho é como tirar fotos de um carro em movimento, ir em casa e sozinho montar um carro idêntico (e que funcione).

O Instagram muda o tempo todo, em media são 4 atualizações por SEMANA, a maioria das atualizações não faz diferença nenhuma para os usuários, mas muda coisas importantes sobre como o aplicativo funciona e é por isso que o processo de estudar o Instagram NUNCA vai acabar.

Interagindo com o Instagram

O sorteio master interage com o Instagram através da API privada da aplicação, isso constitui uma ação proibida pelos termos de uso do Instagram, mas não é ilegal perante a lei. De uma maneira simplificada, o sorteio master tenta agir da mesma forma que o aplicativo do Instagram age.

O Instagram cria em cada celular em que é instalado uma “digital” única, sendo assim, caso a mesma pessoa tenha 2, 3 ou mais celulares, o sistema consegue saber exatamente de qual celular veio cada ação dentro da mesma conta do Instagram.

Quando você instala o sorteio master o aplicativo gera uma digital própria, sendo assim o sistema interno do Instagram “pensa” que é um celular a mais com o aplicativo do Instagram instalado. Por isso na primeira vez que você faz login você recebe um sms/e-mail para confirmar este novo celular acessando sua conta.

Depois de efetuar o login o sorteio master tenta ao máximo simular um usuário real do Instagram. Então, mesmo que você não execute nenhum comando o aplicativo visita perfis do Instagram, olha fotos, realiza buscas e faz algumas outras ações. Tudo com o objetivo de simular o comportamento real de uma pessoa usando o Instagram e dificultar o sistema de detectar a presença de um robô.

Mas o Instagram é uma empresa de 25 bilhões de dólares com mais de 2mil funcionários e eu sou uma pessoa só e ainda não sou Deus. Então é obvio que eles têm ferramentas e dinheiro para descobrir que “o celular X com a digital Y tem comportamento de robô” e eventualmente penalizar os usuários do sorteio master.

Nunca na história do sorteio master alguém perdeu a conta do Instagram por usar o aplicativo o máximo que ocorre é o usuário ficar de castigo por algumas horas ou dias. Eu possuo 532 contas de Instagram “fake” que são usadas para testar novas funções e nenhuma destas contas foi banida do Instagram sendo assim o sorteio master é seguro para usuários comuns.

Limites de uso do Instagram

Absolutamente todas as funções do Instagram tem um limite de uso, mesmo o simples ato de puxar a tela para baixo para atualizar as fotos tem um limite e se você conseguir fazer mais de 100 vezes em 1 minuto você receberá uma mensagem de erro.

É IMPOSSIVEL BURLAR OS LIMITES DO INSTAGRAM, qualquer pessoa que diga que conhece um truque ou tem uma estratégia é um completo mentiroso.

Durante muito tempo eu tentei descobrir a velocidade máxima que o Instagram permite comentar, seguir, curtir e usar outras funções sem bloquear, mas esse tipo de investigação é inútil porque eles mudam esses valores o tempo todo e porque os valores variam de conta para conta.

Justamente por isso eu NUNCA respondo perguntas do tipo “qual a melhor configuração do app” ou “qual a maior velocidade para não ser bloqueado”. É responsabilidade de cada um testar e ver o que funciona melhor na sua conta.

Porque eu consigo comentar no Instagram, mas não no Sorteio Master?

Como eu já disse, cada celular utilizando o Instagram tem uma digital e o sistema deles é capaz de saber quais “digitais” estão apresentando comportamento suspeito.

A cada atualização eu faço mudanças no algoritmo que simula o “comportamento humano” dentro do Sorteio Master, mas esse algoritmo tem limitações porque eu não posso vou postar fotos no seu perfil, nem curtir fotos, nem responder stories, nem ler suas mensagens privadas… Então o conjunto de ações que eu posso fazer para simular o comportamento humano é limitado para não invadir a sua vida pessoal.

Eu estou estudando maneiras de copiar a digital original do seu Instagram dentro do sorteio master, mas para fazer isso é necessário acesso de root ao seu celular e mesmo assim não há garantias de funcionamento.

Instagram não é bonzinho

As pessoas que usam redes sociais como WhatsApp, Instagram, youtube muitas vezes se apaixonam pelos apps e acabam admirando as empresas, mas estas empresas não são “santinhas”.

O objetivo do Google, Facebook e Instagram É GANHAR DINHEIRO, se durante o processo você fica feliz ótimo, se não…. só lamento!

O Instagram ganha dinheiro vendendo propaganda é exatamente por isso que não importa quão famoso você é, quantos milhões de seguidores você tem ou quão foda é sua foto, apenas 20% dos seus seguidores veem suas fotos… para você ter mais pessoas vendo suas fotos, comentando e curtindo você “deveria” pagar pela publicidade deles. Dessa forma, sorteios e outros jogos do que os instagrammers fazem e tem objetivo de atrair seguidores e curtidas sem pagar propagandas são prejudiciais para eles.

Recentemente o Instagram, parou de exibir o número de curtidas que cada foto tem para usuários do Brasil (usuários estrangeiros mesmo no Brasil veem normalmente). A empresa foi em toda a mídia divulgando que é uma mudança para tentar melhorar o comportamento das pessoas e tornar o Instagram um lugar “saudável”, mas é pura mentira o motivo da mudança é simples:

O Brasil é o país com maio número de perfis ativos no Instagram no mundo, entretanto o número de propagandas vendidas por perfil no Instagram brasileiro é menos de 30% do valor comparado com países da Europa e Estados Unidos. OU SEJA: BRASILEIROS NÃO DÃO LUCRO PARA O INSTAGRAM.

Os motivos para essa falta de propagandas são vários incluindo: sites para ganhar seguidores automáticos, jogos de curtir e comentar, sorteios e qualquer outro mecanismo que possibilita pessoas ganharem curtidas sem precisar pagar ao Instagram. Dessa forma a ocultação do número de curtidas nas fotos APENAS DOS BRASILEIROS, tem como objetivo MATAR as empresas que possibilitam os perfis crescerem sem fazer uso de propaganda.